Contabilidade em Santo Amaro

Novo CNAE para afiliados: como vai ficar tributação dos afiliados em 2021

Novo CNAE para afiliados - imagem notebook marketing

A Receita Federal anunciou um novo CNAE para afiliados. Confira o que muda para profissionais que atuam neste mercado!

Você trabalha com marketing de afiliados, divulga e vende ebooks e cursos online em plataformas como a Hotmart, Eduzz e Monetizze? 

Então, você precisa acompanhar esse conteúdo até o final para ficar por dentro das últimas mudanças.

Nosso time analisou todos os efeitos da mudança anunciada pela Receita Federal e montou um conteúdo completo para informar você e tirar todas as dúvidas sobre o assunto. 

Confira este conteúdo até o final para saber mais ou se preferir, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco, agora mesmo!

Botão Whatsapp     Botão Telefone Branco

Novo CNAE para afiliados: o que o afiliado precisa saber?

Com o anúncio do novo CNAE para afiliados, você que possui uma empresa neste segmento registrada em outras atividades precisa solicitar a alteração do CNAE.

Antigos CNAEs para afiliados:

  • CNAE promoção de vendas (7319-0/02)
  • CNAE marketing direto (7319-0/03)

Novo CNAE para afiliados:

  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários (7490-01/04)

Consulte o novo CNAE através do Concla no site do IBGE, clicando aqui.

Sendo assim, os CNAEs de promoção de venda e marketing direto precisam ser alterados para o CNAE intermediação de negócios.

Mas, afinal como fazer a alteração do CNAE do afiliado? Continue conosco e fique por dentro de tudo!

Abertura de empresa vetor contadores computador

Por que a Receita Federal criou esse novo CNAE para afiliados?

O novo CNAE para afiliados é uma atualização da Receita Federal sobre as novidades do mercado digital.

Na prática, o fisco está apenas cumprindo o seu dever de regular as novas atividades e profissões que estão surgindo com o avanço da internet, da tecnologia e das ferramentas digitais.

Com o novo CNAE para afiliados a profissão passa a ser oficialmente reconhecida pelo fisco e conta com regras claras para registro e tributação.

Vale a pena o afiliado atuar no Simples Nacional ou Lucro Presumido?

Com o novo CNAE para afiliados, vale a pena atuar no Simples Nacional ou Lucro Presumido?

Essa sempre foi uma dúvida comum entre os afiliados e que volta a ganhar força com as mudanças anunciadas pela Receita Federal.

Mas, afinal, o que muda na prática em relação à tributação com a chegada do novo CNAE para afiliados?

Com a mudança, as empresas que prestam serviços relacionados a intermediação de vendas passam a ser tributadas pelo Anexo V do Simples Nacional e não pelo Anexo III como acontecia anteriormente.

A única exceção à regra fica por conta das empresas que estão enquadradas no Anexo III com base na regra do Fator R que diz o seguinte:

Empresas com folha de pagamento (incluindo pró-labore) superior a 28% do próprio faturamento podem ser beneficiadas pelo Anexo III.

Na prática, o fisco encontrou um meio de regular a atividade e aumentar a arrecadação, uma vez que o Anexo V possui alíquotas maiores, veja:

Anexo III

Simples Nacional Anexo III - Prestação de serviços de instalação, reparos, manutenção, entre outros

Anexo V

Simples Nacional Anexo V - Prestação de serviços de jornalismo, auditoria, engenharia, tecnologia, entre outros 02

Agora fica a pergunta: Com a alteração é melhor atuar no Simples Nacional ou no Lucro Presumido com o objetivo de pagar menos imposto?

Somente um planejamento tributário elaborado por uma contabilidade especializada e um estudo caso a caso, pode responder a essa pergunta.

Não há uma regra única, no entanto, para as empresas que entram para o Anexo V, o Lucro Presumido pode ser a melhor opção.

Para saber mais e pagar menos impostos, clique em um dos botões ao final da página e solicite uma análise personalizada dos nossos contadores.

Como fazer a alteração do CNAE do afiliado?

Você já sabe como vai funcionar a tributação para afiliados a partir de agora, mas afinal, como fazer a alteração do CNAE para vendas de cursos online?

Profissionais do mercado de afiliados que atuam como PJ, ou seja, pessoa jurídica precisam procurar uma contabilidade especializada para realizar a alteração das atividades vinculadas ao seu CNPJ.

Sua contabilidade não oferece serviços especializados para infoprodutores, afiliados e negócios digitais? Então, pode ser hora de trocar de contador.

Conte com quem realmente entende do seu negócio, escolha parte da Santo Amaro Contabilidade!

Contabilidade pessoas grande ideia

O que faz o profissional do mercado digital?

Mais do que nunca o fisco está de olho no mercado digital, portanto, você que ainda atua como infoprodutor, gestor de tráfego, social mídia ou em profissões relacionadas como pessoa física (autônomo) precisa regularizar as suas atividades.

Entre em contato com a nossa assessoria contábil, tire todas as suas dúvidas sobre o novo CNAE para afiliados e veja como abrir uma empresa para aproveitar a expansão do mercado digital.

Atuando como pessoa jurídica você mantém as suas obrigações em dia com o fisco, garante economia no pagamento de impostos e pode emitir notas fiscais.

Clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco para saber mais sobre a regularização de empresas no mercado digital!

Botão Whatsapp     Botão Telefone Branco