Contabilidade em Santo Amaro

Contabilidade para coprodutores: a importância do contador no processo de co-produção

contabilidade-para-coprodutores-tela-do-computador

Talvez você não saiba, mas a contabilidade para coprodutores pode ser fundamental na gestão de um negócio digital, principalmente quando falamos de economia de impostos e planejamento tributário.

Neste conteúdo, vamos explicar em detalhes como um contador especialista em negócios digitais, pode ajudar infoprodutores, coprodutores e empreendedores digitais em geral a pagar menos impostos e aumentar os seus lucros.

Deseja saber mais? Continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final, ou se preferir, clique em um dos botões abaixo e entre em contato com um contador especializado.

Botão Whatsapp     Botão Telefone Branco

O que é co-produção e o que faz um coprodutor?

Neste tópico vamos explicar o que é coprodução e o que faz um coprodutor, vale a pena conferir para entender melhor como funciona a profissão, principalmente para você que está pensando em entrar para o mercado digital.

Coprodutores são profissionais que auxiliam o desenvolvimento, lançamento e venda de cursos online e ebooks em sites especializados como Hotmart, Eduzz e Monetizze.

Os coprodutores podem ser pessoas físicas como um social media ou um editor de vídeos, ou até mesmo uma pessoa jurídica, como é o caso da agência de lançamento de produtos digitais que ganham uma participação nas vendas.

Por falar nisso, você sabe o que é lançamento digital e o que faz uma agência de lançamentos digitais?

Chamamos de lançamento digital o conjunto de estratégias colocadas em prática para promover a divulgação de um infoproduto.

Normalmente, essas estratégias são definidas e colocadas em prática por uma agência de lançamento de infoprodutos que pode entrar como coprodutora, recebendo participação sobre as vendas ou firmar um contrato em valor fixo.

Abertura de empresa vetor contadores computador

Contabilidade para coprodutores e negócios digitais: Vale a pena ser autônomo ou pessoa jurídica?

Você já sabe o que é um coprodutor. Sendo assim, é hora de entender como uma contabilidade para coprodutores pode ajudar profissionais do mercado digital como os infoprodutores a pagarem menos impostos.

Uma contabilidade para serviços de coprodução possui profissionais capacitados e que entendem todos os detalhes relacionados aos serviços digitais, incluindo a tributação sobre as atividades do meio digital.

A contabilidade especializada, sabe dentre outras coisas, que para quem atua no meio digital, abrir um CNPJ e atuar como PJ (pessoa jurídica) é a melhor opção para redução e economia de impostos.

Com o apoio de uma contabilidade para coprodutor, os profissionais da área podem formalizar suas atividades e trocar a pesada tributação do imposto de renda pessoa física, por uma tributação significativamente menor.

Enquanto muitos coprodutores e produtores digitais chegam a pagar 27,50% em tributos sobre a venda de ebooks, por exemplo, outros pagam apenas 2,75%, pois contam com a assessoria de uma contabilidade para produtores digitais

Por que contratar uma contabilidade para coprodutores?

Contratar uma contabilidade para coprodutores pode lhe garantir uma série de benefícios, dentre eles:

  • Redução significativa de impostos;
  • Aumento dos lucros;
  • Permissão para emissão de notas fiscais;
  • Acesso a linhas de crédito e financiamento especiais;
  • Assessoria e orientação para tomada de decisões;
  • Apoio no cumprimento das obrigações acessórias exigidas pelo fisco;
  • Apoio no cálculo de impostos, pró-labore e folha de pagamento;
  • Dentre outros benefícios importantes.

Ainda não contratou uma contabilidade para coprodutores? Entre em contato com o nosso time de especialistas!

Como reduzir os impostos dos coprodutores?

Quando o assunto é a contabilidade para coprodutores e empresas digitais, é muito importante que você entenda como funciona a tributação deste tipo de negócio.

Temos atualmente, três regimes tributários no Brasil, são eles:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Das opções acima, o Simples Nacional e o Lucro Presumido costumam ser as mais indicadas para os coprodutores e produtores digitais, veja como funciona:

Simples Nacional

No Simples Nacional os coprodutores podem faturar até R$ 4,8 milhões ao ano e são tributados com base no Anexo I, II ou III em função das características do seu negócio.

Anexo I: Para coprodutores que atuam na venda de ebooks.

Neste anexo, a tributação efetiva, ou seja, após o cálculo das deduções previstas no Simples varia entre 4% e 11,12%, podendo ser ainda menor, caso o contador utilize a isenção de ICMS sobre a venda de ebooks.

Com a isenção de ICMS para ebooks, a alíquota inicial neste caso, seria de apenas 2,75%.

Anexo III: Para coprodutores que atuam na venda de cursos e consomem 28% ou mais do seu faturamento com despesas de folha de pagamento.

Neste caso, a alíquota efetiva varia de 6% a 19,50% sobre o faturamento mensal.

Simples Nacional Anexo III - Prestação de serviços de instalação, reparos, manutenção, entre outros

Anexo V: Para coprodutores que atuam na venda de cursos e possuem despesas com folha de pagamento inferior a 28% do seu faturamento.

Neste caso, a alíquota efetiva varia de 15,50% a 19,25% sobre o faturamento mensal.

Simples Nacional Anexo V - Prestação de serviços de jornalismo, auditoria, engenharia, tecnologia, entre outros 02

Lucro Presumido

Por sua vez, como alternativa ao Simples Nacional, produtores digitais e coprodutores podem optar pelo Lucro Presumido, cujo limite de faturamento anual é maior (R$ 78 milhões ao ano).

Neste regime a regra de tributação para infoprodutos é a seguinte:

  • Venda de ebooks: 2,88% (considerando a isenção de ICMS, PIS e COFINS sobre livros, aplicável a este regime).
  • Venda de cursos online: 11,33% em impostos federais mais uma contribuição entre 2% e 5% para o ISS (imposto municipal).
Contabilidade pessoas grande ideia

Como abrir uma empresa e contratar uma contabilidade para coprodutores?

É hora de pagar menos impostos e aumentar os seus lucros. Você já sabe que abrir CNPJ para negócios digitais é o seu melhor caminho.

A Contabilidade em Santo Amaro é a sua melhor opção em contabilidade digital, nosso time de especialistas está preparado para tirar duas dúvidas e cuidar de todos os trâmites para abertura do seu negócio, incluindo:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ;
  • Emissão da Inscrição Estadual;
  • Emissão do Alvará de Localização e Funcionamento.

Clique em um dos botões abaixo e entre em contato com uma assessoria contábil especializada no seu negócio.

Botão Whatsapp     Botão Telefone Branco